"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso."
(Francis Bacon)
Concordo plenamente, por isso resolvi compartilhar aqui minhas leituras e algumas escritas baseadas naquilo que costumamente leio.
Sinta-se à vontade!

6 de ago. de 2011

Tamanho é importante? C.S. Lewis responde.


Às vezes me pego pensando no nosso tamanho em relação ao Universo. Se a Terra é um grãozinho de areia em relação ao sol, imagine nós seres humanos...Somos pequenos demais!


E, se compararmos nosso sol a outras estrelas veremos que somos menores ainda, praticamente invisíveis em relação ao pouco que conhecemos do Universo...


Surgem, então, para o meu desespero (temporário, graças a Deus), "sábios, segundo este mundo", afirmando que a Terra é pequena demais para merecer o amor do Criador (se é que Ele de fato existe, dizem).

C. S. Lewis brilhantemente, em seu livro Milagres, refuta com argumentação lógica e inteligente essa falácia a que ele chama de "erro primário":

"Se, de qualquer modo, for reafirmado que algo tão pequeno quanto a Terra é insignificante demais para merecer o amor do Criador, responderemos que cristão algum jamais supôs que o merecêssemos. Cristo não morreu pelos homens por eles serem intrinsecamente dignos dessa morte, mas porque Ele é intrinsecamente amor e, por isso, ama infinitamente. E, afinal de contas, o que o tamanho  de um mundo ou de uma criatura nos diz sobre a 'importância' ou valor que tem?"

"(...) A importância que associamos a grandes diferenças de tamanho não é um assunto da razão, mas da emoção, daquela emoção peculiar que a superioridade de tamanho começa a produzir em nós depois de determinada medida de tamanho ser alcançada."

"É, portanto, de nós mesmos que o Universo material recebe seu poder para nos intimidar."

"(...) Se a vastidão da Natureza um dia começar a sufocar nosso espírito, devemos lembrar-nos de que é apenas a Natureza espiritualizada pela imaginação humana que faz isso."

Milagres, como toda obra de CS Lewis, é um livro incrível, prende o leitor do início ao fim. Vale a pena lê-lo.


2 comentários:

l disse...

"O homem é um grão na imensidão da terra, e não erra quem diz que a terra inteira é um grão de poeira no universo, e que meu verso é nada comparado a tais 'grandeza'... Mas digo com certeza, meu verso comparado a vida tem alto valor, pois há de ficar quando minha vida se for. Então me respondam por favor, qual o valor mais alto? O universo, a terra, a vida ou o verso? É verdade que o homem é um grão na imensidão da terra, mas é um grão que guarda em si a vida, o amor e o verso. Então se dá o reverso, o grão de pó ganha grandeza e nós 'ganhamo' a certeza que a poesia indica: as era do universo passa, e o homem que ama fica!"

(Hoje é dia de Maria)

Quenia disse...

Lindo Laíza! Obrigado pela visita ao blog!

Postar um comentário

Deixe registrado o seu comentário, a sua opinião, é importante para o crescimento desse trabalho.

"O que ama a correção ama o conhecimento;"Pv 12:1a

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...