"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso."
(Francis Bacon)
Concordo plenamente, por isso resolvi compartilhar aqui minhas leituras e algumas escritas baseadas naquilo que costumamente leio.
Sinta-se à vontade!

2 de ago. de 2011

Amizade.


A amizade é um sentimento misterioso, único e libertador. 

Assim como a paixão ela pode nascer de um simples olhar, de um sorriso, uma palavra; mas, tal qual o amor, firma com a convivência. Duas almas que se espelham, que se completam, sem, no entanto, desejar a promiscuidade própria das paixões. 

A amizade não conhece idade, religião ou preferência esportiva. Pode unir o jovem e o velho, o ateu e o crente, o rico e o pobre, o flamenguista e o corintiano. E se perpetua no tempo, é mais resistente que a paixão, pois, ao sentimento verdadeiro de amizade o amor, o companheirismo e a compreensão são inerentes. Nisso reside a sua força. 
Mas o egoísmo pode distorcer esse sentir que é belo, pois quer tudo pra si na hora exata, não compartilha. E, assim, persegue o que lhe é precioso, minando o espaço alheio, procurando preencher seu próprio vazio com a essência do outro, criando brechas para os desentendimentos e, por fim, a morte da amizade. 

A distância passa, então, a castigar o coração do ser abandonado, a cumplicidade cede lugar à solidão e a alegria à tristeza. 

Amizade e egoísmo são antagônicos. A amizade cede, o egoísmo prende; a amizade preenche, o egoísmo esvazia. 

Sejamos, pois amigos desprendidos, deixemos o outro alçar seus voos, olhemos o mundo ao redor e procuremos algo de belo que nos lembre de nossos amigos, e, assim, aqueceremos nossas almas por saber que em algum lugar um coração amigo bate no mesmo ritmo que o nosso. E, dessa forma, nunca nos sentiremos sós. 

Quênia G G da Mata em 22/09/2011

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe registrado o seu comentário, a sua opinião, é importante para o crescimento desse trabalho.

"O que ama a correção ama o conhecimento;"Pv 12:1a

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...