"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso."
(Francis Bacon)
Concordo plenamente, por isso resolvi compartilhar aqui minhas leituras e algumas escritas baseadas naquilo que costumamente leio.
Sinta-se à vontade!

10 de abr. de 2011

Porque gosto de ler...

Desde que me lembre sempre gostei de ler. E muito! Lia tudo o que encontrava pela frente. Me lembro que o primeiro livro que li, depois da Bíblia (versão em quadrinhos para crianças), é claro, foi "Menino de Engenho" de José Lins do Rego. Na época não entendi tudo que li pois só tinha 8 anos, mas amava ler. Um outro livro que li e me marcou muito na infância, me fez chorar de verdade, foi "Meu pé de laranja lima" de José Mauro de Vasconcellos, lia escondido porque tinha vergonha de me verem chorar lendo um livro (rsrsrs).


Outro fato que me lembro bem era que todo ínício de ano ao receber o livro didático de português (sempre estudei em escolas públicas) eu o lia inteirinho, achava legal os textos pequenos com as ilustrações...Aliás um dos lugares que mais eu recorria quando queria ler era a escola. Apesar dos inúmeros problemas que a educação brasileira enfrenta sempre havia livros pra quem queria ler...Lembro que as editoras também incentivavam, professores recebiam livros de graça pelo Correio e como minha mãe era professora ela pedia sempre os da Série Vagalume da Editora Ática, assim eu e meus irmãos tínhamos acesso a mais livros. Dessa série me lembro bem desses títulos: O menino da porquinha preta, Sozinha no mundo, O rapto do garoto dourado, Barquinhos de papel, e outros....

Enfim, quando chegava a época de fazer trabalho acerca de um livro literário a professora levava pra sala de aula os livros pra gente escolher, então eu dizia: "Já li todos esses aí!" Era muito bom.

Devo lembrar que nessa época não tínhamos TV em casa, então o passatempo favorito eram os livros. Hoje eu acho que foi bom o fato de não termos TV, penso que a TV de antigamente, e talvez a de hoje também, não estimulava o pensamento e a criatividade tanto quanto um livro era, e é, capaz de fazer.

Mas o fato de gostar muito de ler, devo principalmente aos meus pais. Sim! A leitura é algo que deve ser estimulado, e tive isso com meus pais. Mas não adiantaria nada se eles me dessem um livro e não lessem, criança aprende muito mais imitando atitudes dos adultos que a cercam, e meus pais liam, e lêem, muito. E por prazer!

Dessa forma, se queremos que nossas crianças e jovens leiam, precisamos ter essa atitude de ler e ler com prazer, não há estímulo melhor que esse. Depois é só oferecer livros interessantes, adequados à faixa etária que não tem erro!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe registrado o seu comentário, a sua opinião, é importante para o crescimento desse trabalho.

"O que ama a correção ama o conhecimento;"Pv 12:1a

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...