"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso."
(Francis Bacon)
Concordo plenamente, por isso resolvi compartilhar aqui minhas leituras e algumas escritas baseadas naquilo que costumamente leio.
Sinta-se à vontade!

30 de mar. de 2012

Dinâmica - Encerramento do trimestre EBD, Adolescer +

Para o encerramento do trimestre elaborei uma dinâmica que consiste numa revisão dos temas estudados de forma bem interativa:

  • Para cada lição da revista há 5 (cinco) textos: Mensagem Valiosa, Verdade Aplicada, dois versículos e uma frase. Você os encontrará logo abaixo.
  • Imprima tudo num tamanho de letra grande, recorte e misture da lição 1 até a 6 numa caixa, e da lição 7 até 12 noutra caixa. Deixe a lição 13 para você fazer como exemplo.
  • Divida a turma em dois grupos. A tarefa dos adolescentes é encontrar as cinco frases de cada lição e fazer um mural para cada uma. Pode-se usar as paredes da sala como mural.
  • Após cumprida a tarefa o professor verificará se os textos de cada lição estão corretos ao mesmo tempo em que relembra os tópicos principais de cada lição.

Lição 01 – O adolescente e a fé.


Mensagem Valiosa: “...tudo é possível ao que crê”, Mc 9.23

Verdade Aplicada: Sem fé é impossível agradar a Deus.

“Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” Romanos 10:17

Ouvir – crer – fé – esperança

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” Hebreus 11:6



Lição 02 – O adolescente e a esperança

Mensagem Valiosa: “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no Senhor, seu Deus”, Salmos 146.5

Verdade Aplicada: A esperança em Deus nunca será frustrada.

“Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?” Romanos 8:24

Manter viva a esperança só é possível através dos ensinos da Bíblia Sagrada, a inspirada e infalível Palavra de Deus.

Esperança dos cristãos verdadeiros: “Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.” 1 Tessalonicenses 4:16-17



Lição 03 – O adolescente e a gratidão

Mensagem Valiosa: “Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus parra convosco”, 1 Tessalonicenses 5.18

Verdade Aplicada: A gratidão demonstra o reconhecimento do cristão pelas obras de Deus.

“Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra!
Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres.
Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.
Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome.
Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.” Salmos 100

“Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos” Colossenses 3:15

Quando um coração agradecido libera uma palavra de louvor, o céu se abre e a resposta de Deus se manifesta.


Lição 04 – O adolescente e a temperança

Mensagem Valiosa: “... acrescentai à vossa fé a virtude: com a virtude o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio...” 2 Pe 1.5-6

Verdade Aplicada: A temperança ou domínio próprio é uma das manifestações do fruto do Espírito.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.”Gálatas 5:22-25

“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Efésios 4:26

A temperança, fruto do Espírito, é a prova da nossa conversão, é conseguir se controlar nos momentos mais difíceis. A Bíblia não diz que não devemos ficar irritados, mas sim, que não devemos pecar.



Lição 05 – O adolescente e a mansidão

Mensagem Valiosa: “... aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração...”, Mateus 11.29

Verdade Aplicada: Ser manso é ser pacífico em meio às adversidades da vida.

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;” Mateus 5:5

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:29

Os mansos serão abençoados através de sua convivência pacífica no relacionamento com o próximo.



Lição 06 – O adolescente e a honestidade

Mensagem Valiosa: “Quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama,s e há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4.8

Verdade Aplicada: A honestidade é uma virtude resultante da dignidade e honradez de caráter.

“Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.” Salmos 86.11

Honestidade significa ser verdadeiro consigo mesmo, com Deus e com o próximo. É um princípio moral que todos devem possuir e manifestar em sua vida secular e espiritual.

“Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.” Filipenses 4:5



Lição 07 – Propósitos da oração

Mensagem Valiosa: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças”, Filipenses 4.6

Verdade Aplicada: A oração é o meio instituído por Deus para mantermos um relacionamento sincero e contínuo com Ele.

“Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.” Mateus 6:9-13

“A oração é essencial para uma vida cristã vitoriosa. Aprendemos com Jesus que orar é mais do que pedir. Orar é ter comunhão com Deus.”

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” Tiago 5:16



Lição 08 – O adolescente e o mundo

Mensagem Valiosa: “Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”, 1 João 2.15

Verdade Aplicada: “Os que amam as práticas mundanas tornam-se inimigos de Deus.

O significado da expressão “Não ameis o mundo” é odiar o pecado, sentir repúdio a tudo o que o mundo tem como “normal”, mas que destroem o ser humano; é não dar vasão aos seus desejos humanos, como arrogância, egoísmo, orgulho.

“Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.” 1 João 5:5

Ser cristão é amar a Deus sobre todas as coisas a ponto de colocar em segundo plano, todos os ilusórios e passageiros prazeres que o mundo oferece.



Lição 9 – O adolescente e a santificação

Mensagem Valiosa: “Essa é a vontade de Deus, a vossa santificação”, 1 Tessalonicenses 4.3

Verdade Aplicada: Todo cristão verdadeiro deve buscar a santificação, pois sem ela ninguém verá a Deus.

“A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.
Neste assunto, ninguém prejudique o seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos.
Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” 1 Tessalonicenses 4:3-7

Santificar-se é: Ter uma vida separada do mundo (conjunto de valores errôneos da sociedade secular) e apartar do pecado, para dedicar-se totalmente a Deus.


“Santifica-os na verdade: A tua Palavra é a verdade.” João 17.17



Lição 10 – A Bíblia e o adolescente

Mensagem Valiosa: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”, Salmos 119.11

Verdade Aplicada: A Bíblia é a Palavra de Deus, que manifesta os Seus desígnios e a Sua vontade a todas as pessoas.

Através das Escrituras Sagradas temos conhecimento de Deus e de sua Criação, cujo homem é a “coroa”. Nela Deus revela-se a si mesmo, o princípio e o fim da existência humana, bem como a introdução do pecado no mundo e da Salvação planejada e executada por Ele.

A Bíblia foi escrita em um período aproximadamente de 1500 a 1600 anos, por 40 escritores e em diferentes épocas. O assunto central é o mesmo: a Salvação da humanidade, trazida pelo cordeiro de Deus, Jesus, o Cristo.

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 5.39



Lição 11 – Bençãos da generosidade

Mensagem Valiosa: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida recalcada, sacudida e transbordante vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”, Lucas 6.38

Verdade Aplicada: Deus se agrada de corações generosos, que não medem esforços para ajudar, amparar e contribuir, não para que o mundo veja, mas para que renasça no próximo a esperança, a fé e a paz.

A palavra generosidade está relacionada à bondade. Ou seja, a “qualidade daquele que é capaz de sacrificar seus próprios interesses em benefício de outros”.

“O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” Provérbios 11:25

“Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.” Hebreus 6:10



Lição 12 – O bom testemunho cristão

Mensagem Valiosa: “Resplandeça a vossa luz diante dos homens para que vejam as nossas obras e glorifiquem o vosso pai, que está no céu”, Mateus 5.16

Verdade Aplicada: A boa conduta cristã é o melhor testemunho que o cristão pode dar a mundo.

“Um entre 100 homens lerá a Bíblia; os 99 lerão os cristãos.” Dwight L. Moody

Como podemos alcançar as pessoas nesse mundo que caminha em trevas? Agindo como Timóteo e outros fiéis servos de Deus, através de um bom testemunho de vida!

"Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. 1 Timóteo 4:12"



Lição 13 – O adolescente e o amor de Deus

Mensagem Valiosa: “Conhecemos o amor nisto: que Ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos”, 1 João 3.16

Verdade Aplicada: Compreender que é necessário aprender a amar o próximo, incondicionalmente, assim como Deus ama a todos.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

O cristão, movido pelo amor de Deus, é levado à prática do amor ao próximo, socorrendo-o em suas necessidades espirituais e materiais sem visar recompensa.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.”1 Coríntios 13:4-10

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe registrado o seu comentário, a sua opinião, é importante para o crescimento desse trabalho.

"O que ama a correção ama o conhecimento;"Pv 12:1a

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...