"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso."
(Francis Bacon)
Concordo plenamente, por isso resolvi compartilhar aqui minhas leituras e algumas escritas baseadas naquilo que costumamente leio.
Sinta-se à vontade!

7 de jun. de 2011

Lição 11 - Adolescentes Vencedores CPAD - Os ensinos de Jesus - Parábolas -

Jesus é o mestre por excelência. Ninguém, além dele, foi tão competente na arte de ensinar. Os frutos de seus ensinos atravessaram séculos e nos provam a eficácia de suas lições. Os elementos que Jesus utilizou em sua didática perfeita eram humanos e divinos, “alguns lhe eram inerentes, e outros, ele os desenvolveu”: A encarnação da verdade (Jo 14:6), O desejo de servir (Mt 20:29), A crença no ensino (Jo 13:13), O conhecimento das escrituras (Mt 4:1-11, etc), Compreensão da natureza humana (Jo 2:25), Domínio da arte de ensinar (“... Jesus foi consumado mestre na arte de ensinar, quando vemos que ele praticamente empregou aqui e ali, pelo menos em embrião, os métodos usados hoje em dia — perguntas, preleções, histórias, conversas, discussões, dramatizações, lições objetivas, planejamentos e demonstrações.”).

Em todos os seus ensinos Jesus tinha seus objetivos bem definidos.
“Com Jesus, as coisas caminhavam de modo mui diferente. Ele nunca ensinava somente pelo fato de ser chamado a ensinar. Ele sempre tinha um propósito e fins definidos a atingir. Sabia muito bem o que queria, e caminhava nesse sentido. Sabia para onde ia e de maneira firme caminhava para a consecução do seu objetivo sem olhar para oposições ou derrotas. ‘Vim para que tenham vida’ (João 10:10). Buscou, assim, ‘transformar as vidas de seus discípulos, e, por meio deles, transformar outras vidas e regenerar a sociedade humana’. Muitas coisas estão incluídas neste seu objetivo geral.”

Seus ideais eram:
  • Formar Ideais Justos (Mt 5:48)
  • Firmar Convicções Fortes (Jo 8:32)
  • Converter a Deus (Lu 15:18)
  • Relacionar com os Outros (Mc 12:31)
  • Resolver os Problemas da Vida (Lc 12:13-21)
  • Formar Caracteres Maduros (Ef. 4:13)
  • Preparar para o Serviço Cristão (Mt 28:19-20) 

"... o método mais usado pelo Mestre foi o de histórias ou parábolas. Ê o método que toma o primeiro lugar em seus ensinos. Jesus o usou tanto que julgamos ser isso o que mais o caracterizou como Mestre; e as histórias que ele contou são sempre mais lembradas que outros ensinos dele. Inquestionavelmente Jesus foi o maior contador de histórias que o mundo já teve.”[1]

“Ao interpretarmos as parábolas, o problema é discernir quais elementos são relevantes para a lição pretendida e quais deles são meros pormenores incluídos para tornar a história mais vívida e memorável. De modo geral, o propósito da parábola era ensinar uma só lição; não devemos tentar extrair outras lições paralelas de todos os detalhes da história.” [2].

“O número de parábolas de Jesus é calculado de várias maneiras, variando de 27 a 50, isso porque algumas delas são definidas como parábolas por alguns e como metáforas por outros. A maioria das pessoas concorda que Jesus contou cerca de 30 parábolas. Algumas delas parecem semelhantes entre si. Jesus empregou histórias diferentes para ilustrar a mesma lição – e às vezes a mesma história para ilustrar várias lições.”[2]

Clique aqui  para visualizar as parábolas de Jesus, todas com referência e explicação.

Ou, se preferir, clique aqui para salvar.


Fontes:

[1] Price, J. M. A pedagogia de Jesus; o mestre por excelência. Tradução do Rev. Waldemar W. Wey – 3ª edição Rio de Janeiro – RJ – JUERP – 1980

[2] Halley, Henry Hampton. Manual Bíblico de Halley: Nova Versão Internacional (NVI); tradução Gordon Chown. – São Paulo: Editora Vida, 2001.

[3] Dennis Downing é o autor do devocional diário "Jesus disse...", Copyright © 2006-2008, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (Nda Sociedade Bíblica Internacional (www.sbibrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Site: Conheça a Jesus

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe registrado o seu comentário, a sua opinião, é importante para o crescimento desse trabalho.

"O que ama a correção ama o conhecimento;"Pv 12:1a

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...