"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso."
(Francis Bacon)
Concordo plenamente, por isso resolvi compartilhar aqui minhas leituras e algumas escritas baseadas naquilo que costumamente leio.
Sinta-se à vontade!

14 de jul. de 2012

Você conhece Deus verdadeiramente?

Nigel Barber, um irlandês que reside nos Estados Unidos, PhD em biopsicologia, teoriza que em 2038 a maioria da população mundial se tornará ateia. Ele considera que o enriquecimento das nações e a elevação de seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) tornariam as pessoas mais confiantes, livrando-se da expectativa de obtenção de ajuda divina. Numa época em que o ateísmo militante se tornou moda é comum encontrarmos na mídia pessoas como o cosmologista americano Lawrence Krauss que afirma que: “Se existisse um Deus, ele certamente teria deixado de se preocupar com os desígnios do cosmos logo depois de criá-lo”. Pessoas como Nigel e Krauss são seguidas por milhares de outras, desencantadas com a religião e seus deuses.

 No cenário atual a questão é: “Qual a maior necessidade espiritual do mundo?”.

A maior necessidade na vida das pessoas hoje é descobrir a verdadeira identidade de Deus.

A maioria das pessoas não religiosas realmente não entende o Deus que está rejeitando. Se entendesse, provavelmente declararia uma trégua para verificar se continuar a batalha é algo que valha a pena.

Mas essa é também a maior necessidade espiritual na vida da igreja, pois se os crentes realmente compreendessem o caráter, a pessoalidade e a natureza de Deus, isso revolucionaria suas vidas.

A mesma coisa que servirá de alimento para o que busca (e o que rejeita) também ajudará a ensinar o novo convertido e até aperfeiçoar as aptidões dos veteranos: entender o caráter e a natureza de Deus. Quando você chegar a esse entendimento experimentará uma revolução em sua vida!
O poder do cristianismo está na natureza do Deus a quem servimos – ainda assim, a maioria dos cristãos pouco entende da verdadeira identidade de Deus. Os que estão questionando se Ele é mesmo Deus sabem menos ainda.

Mas como descobrir a verdadeira identidade de Deus?

Felizmente Deus não fez segredo de sua identidade, Ele se manifestou a nós por meio de seu filho Jesus e deixou para uma espécie de autobiografia, um livro chamado Bíblia.

Quando lemos sua Revelação obtemos um quadro incrivelmente claro de quem Deus de fato é e então nossa vida experimentará uma revolução que jamais poderíamos imaginar.

Ao lermos a autobiografia de Deus descobrimos três características suas: as características “Oni’s” – Sua Onisciência, Sua Onipresença e Sua Onipotência. Oni - significa simplesmente “todo”; portanto estamos falando de como Deus é totalmente alguma coisa – totalmente conhecedor (onisciente), presente (onipresente) e poderoso (onipotente).

Você pode até já ter ouvido falar sobre isso, mas, você acredita plenamente nisso? Isso influencia seu viver diário?

Quando a Bíblia ensina que Deus é onisciente – tem pleno conhecimento de tudo – não está dizendo que Deus é brilhante, ou perspicaz, nem mesmo que Ele é um gênio. Essas expressões são finitas de pessoas limitadas por tempo e espaço.

O que a Bíblia está mostrando é que Deus conhece tudo. Nenhuma pergunta pode deixa-lo perplexo, nenhum dilema pode confundi-lo, nenhum acontecimento pode surpreendê-lo. Ele tem conhecimento eterno, intrínseco, abrangente e absolutamente perfeito. Nada é novidade para Deus. Deus conhece o funcionamento de todas as coisas. John C. Lenoxx em seu livro “Por que a ciência não consegue enterrar Deus” escreve que: “muitas das constantes básicas da natureza, desde os níveis de energia do átomo de carbono até a taxa de expansão do Universo, têm justamente os valores exatos para que a vida exista. Fosse alguma delas minimamente alterada, o Universo se tornaria hostil à vida e incapaz de sustenta-la”. Deus é o arquiteto do Universo.

O conhecimento de Deus não se limita ao tempo. Ele lê nosso futuro tão claramente quanto lê nosso passado. Deus não apenas conhece por que e como as coisas funcionam, mas também conhece as minúcias de sua existência diária. Em Hebreus 4.13 lemos: “Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”. Embora Ele não perca a lua e as estrelas de vista, nem um único pássaro cai ao chão sem que Ele saiba o que está acontecendo. “Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus”. Lucas 12:6 

No Salmo 139 o rei Davi expressa uma compreensão aguçada da onisciência de Deus:

· Um conhecimento que se estende à monotonia do nosso cotidiano, a atividades tão insignificantes quanto sentar e levantar: “Sabes quando me sento e quando me levanto” v. 2; 

· Deus conhece o nosso pensamento, todos eles: “de longe percebes os meus pensamentos”;

· Deus conhece cada lugar por onde andamos e andaremos: “todos os meus caminhos te são bem conhecidos” v. 3;

· Deus sabe também o que dizemos, seja o bem, seja o mal: “Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor”. v.4

· Deus conhece a nossa necessidade. Se tenho sede, Deus sabe, se estou solitário, Deus sabe, se tenho medo, Deus sabe, se preciso de abrigo, Deus sabe: “Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim”. V.5

Se sou o objeto desse perscrutar, desse cuidado soberano, há apenas uma conclusão a que posso chegar: “Devo mesmo ser importante para Deus!”

Isso deveria fazer com que todos nós nos prostrássemos de joelhos.

Deus conhece tudo a meu e a seu respeito. A boa notícia é que Ele de fato importa-se comigo e com você, uma vez que quis nos conhecer tão bem. A má notícia é que Ele conhece todo o meu pecado. Talvez seja por isso que muitos preferem negar a existência de Deus a ter de encarar alguém com um conhecimento tão profundo de seus erros. “Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más”. João 3:19

Mas Deus conhece todos os nossos pecados, Ele já sabe. Então para de querer acobertar o que fez. Abra o jogo e concorde em mudar seus caminhos. Ele não vai condená-lo; Deus quer simplesmente libertá-lo da culpa que tem carregado e estabelecer para você um novo rumo. Como Deus já sabe de tudo a seu respeito o que poderia mesmo impedi-lo de confessar francamente seu pecado e pedir que Deus lhe perdoe? Alguns podem até ficar chocados, porque descobrirão que, embora Ele saiba tudo sobre seu pecado, ainda os ama. A resposta que Ele dará a aqueles que confessam seu pecado é: “Acabou, comece de novo, de forma diferente... E Eu ajudarei!”

Há mais boas notícias em relação à Onisciência de Deus: Ele não apenas conhece o seu pecado, mas conhece tudo a respeito de suas cicatrizes. Ele não apenas sabe o que você fez, mas também o que fizeram com você. Nenhum sentimento, nenhuma mágoa, nenhuma cicatriz, nenhuma ferida jamais deixaram de ser notadas por Ele. Ele não apenas conhece, mas também se importa. Os Salmos 56:8 declaram: “Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?”

Na antiga cultura do Oriente Médio quando um soldado ia para a guerra ele comprava um jarro e o entregava à mãe ou à esposa que por sua vez prometia guardar ali todas as lágrimas que iria chorar durante sua ausência para que quando ele voltasse soubesse o quanto era amado.

Quando Deus nos saudar no céu, poderá nos mostrar nosso frasco de lágrimas e dizer: “Não perdi nenhuma”. Além disso, Ele não apenas guarda cada lágrima, mas também registra cada uma delas num livro. Deus nunca é descuidado com as nossas lágrimas, mágoas e feridas. Isso mostra o quanto somos importantes para Ele.

Com um amor tão terno e tão observador, certamente Deus conquistou o direito de dizer: “conheço intimamente todas as suas lágrimas e cicatrizes”.

Esse é o Deus da Bíblia, o Deus que Jesus deseja que você conheça, o Deus que Jesus veio revelar, o Deus que nossa alma procura, o verdadeiro Deus.

Refugie-se na onisciência e na compaixão de Deus.

Outra boa notícia acerca da onisciência de Deus é que Ele vê nossos atos secretos de serviço. Cada ato secreto de caráter, de convicção e de coragem foi e é observado por nosso Deus. Você tem sempre uma plateia. Ás vezes o que fazemos parece não ser notado ou apreciado. Perguntamos: “De que adianta? Pra que me dar ao trabalho de fazer o papel de mocinho? Quem está ligando? É então que precisamos desse lembrete: “de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará". Mateus 6:4

Suas obras não farão com que Deus o ame mais, Ele já o ama muito, mas é bom saber que ele celebra suas boas obras, mesmo quando passam despercebidas pelos outros.

Finalmente, a onisciência de Deus pode lhe trazer confiança sobrenatural que pode transformar sua vida. Saber que Deus está caminhando ao seu lado, que há alguém que sabe e se importa, enche nosso espírito com uma coragem divina para enfrentar os maiores desafios da vida. 

A onisciência de Deus é apenas um dos três espantosos “oni’s”. Diga não às caricaturas de Deus que o diabo tem vendido às pessoas nessa era de vaidades e busque conhecer o Deus Verdadeiro.

Você não precisa mais velejar sozinho nem um único dia de sua vida. Pode velejar pelo alto-mar desta vida de crise em crise, sozinho no barco, ou pode velejar com o Deus que não apenas sabe enfrentar as ondas, mas as domina. Ele é todo-conhecedor, sempre-presente e todo-poderoso. Não o deixa no escuro – é um Deus repleto de sentimentos e um Amigo apaixonado. Ele lhe dará abrigo em todas as suas tempestades. Será um companheiro misericordioso e generoso, cujo compromisso com você será inigualável. Você jamais terá de se preocupar em acordar e descobrir que Ele o deixou na mão. Ele o guiará por todas as estações da vida, e jamais o fará desviar-se. Ele não está escondido. Está pronto para tomar sua mão e caminhar com você por toda esta vida e pela vida por vir. O passo é você quem dá.
Fonte: O Deus que você procura - Bill Hybels

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe registrado o seu comentário, a sua opinião, é importante para o crescimento desse trabalho.

"O que ama a correção ama o conhecimento;"Pv 12:1a

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...