Leitura: Jonas 1.1-5, 17
Jonas
é uma apresentação do evangelho em forma de história, uma história de pecado e
graça, de desespero e livramento. Ela revela o fato de que embora você e eu
sejamos grandes pecadores, Deus é um grande Salvador e conquanto nosso pecado
vá longe, sua graça vai mais longe ainda.
Quem era Jonas?
·
Filho de Amitai
·
Quando jovem profetizou um período de potência
militar e prosperidade econômica em Israel e assim aconteceu (2 Re 14.23-27 –
restauração das fronteiras de Israel por Jeroboão)
·
Único profeta mandado para pregar uma mensagem
de arrependimento e misericórdia aos gentios.
·
Obstinado, irritado, mal-humorado, impaciente,
nacionalista.
Uma
razão que torna a história de Jonas tão importante e atual para fortalecer
nossa caminhada de fé é que
Jonas não é um herói muito elevado e distante, com quem não possamos nos identificar, descobrimos em Jonas um companheiro na nossa incapacidade. Mas o tempo todo Deus está trabalhando na incapacidade de Jonas – e apesar dela – e atingindo seus propósitos nele.
Jonas não é um herói muito elevado e distante, com quem não possamos nos identificar, descobrimos em Jonas um companheiro na nossa incapacidade. Mas o tempo todo Deus está trabalhando na incapacidade de Jonas – e apesar dela – e atingindo seus propósitos nele.
Quem é a família cristã nos
dias de hoje? Muito tem se falado sobre a nova família
contemporânea. Com valores corrompidos o mundo impõe um novo modelo de família.
Mas a família cristã segue os padrões bíblicos nos fundamentos de sua
formação: Marcos 10.7-9: Por
isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão
os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o
que Deus ajuntou não o separe o homem.
Verso 2: Levanta-te, vai à grande cidade de
Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
O
livro de Jonas é uma narrativa direta e sem rodeios, já no segundo versículo
ficamos sabendo da missão que Deus dá a
Jonas: entregar pessoalmente a mensagem de julgamento de Deus a uma cidade
perversa e inimiga de Israel. Deus enviou Jonas para salvar a capital
assíria, Nínive, da destruição. Para Israel essa missão representaria risco à
segurança nacional.
Muitas vezes os planos de Deus parecem
contraditórios aos nossos olhos, nesses momentos nossa fé é colocada à prova.
De
igual modo a palavra do Senhor veio à cada membro da família cristã dizendo: Sujeitai-vos uns aos outros em amor! (Efésios
5.21-33; 6.1-4). O modelo de relacionamento familiar desenhado por Deus
desempenha um papel de sal da terra e luz do mundo numa época de grande
perversidade. A família cristã de hoje representa para o mundo o que Jonas
representava para Nínive: a oportunidade de ouvir a palavra (através
primeiramente do testemunho) e de se arrependerem.
Que cidade era Nínive?
·
A
palavra hebraica usada para descrevê-la é gadol, grande (aparece várias vezes
na narrativa).
·
Fundada
por Ninrode (Gn 10.8), bisneto de Noé
·
Principal
cidade da Assíria.
·
Populosa
e bem fortificada, a maior potência mundial da época.
·
A
ameaça mais inquietante e duradoura à segurança e à sobrevivência de Israel.
·
A
cidade do pecado (de acordo com Naum, 150 anos mais tarde, os pecados de Nínive
incluíam tramar contra do Senhor, crueldade e saques de guerra, prostituição e
bruxaria – Na 1. 11; 2.12,13; 3.1,19)
A
mensagem de Deus à cidade de Nínive é uma exortação acerca de
seus caminhos pecaminosos, procurando apartá-los da destruição. Ilustra a
grande misericórdia de Deus!
Que mundo estamos vivendo?
·
Globalizado
– o mundo se tornou uma grande aldeia
·
Inversão
de valores
·
Desigualdades
sociais
·
Violência
A mensagem da família cristã para o mundo de
hoje é
a mensagem de um Deus que salva, mas também é uma exortação acerca do
julgamento de Deus que virá sobre cada um no dia do Juízo.
Verso 3: Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor
para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois,
a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para
longe da presença do Senhor. Jonas 1:3
Um
homem de Deus fugindo de Deus!
A
frase repetida demonstra algo intencional, deliberado (levantou, desceu, achou,
pagou, desceu)! Jonas não argumenta com Deus como Moisés na sarça ou como Elias
no deserto quando fugia de Jezael e Acabe. Jonas foge!
A
postura de fuga de Jonas é a nossa postura cada vez que pecamos, seja
em pensamento, palavra ou ação, seja algo que consideramos grande ou pequeno.
Cada vez que pecamos estamos dizendo a Deus: “minha maneira de administrar
esta situação em particular é melhor que a sua. ” Quando pecamos não
escolhemos acreditar que não há Deus, mas sim que nós mesmos somos deus. Jonas
pensou que se não advertisse a cidade Deus iria destruir os habitantes da
cidade, inimigos de seu povo, Jonas quis administrar a situação.
Jonas
estava tão decidido a salvar seu povo à sua maneira, que abriu mão de estar na
presença de Deus e mais na frente se lançou ao mar, sacrificando sua vida. Mas
os sacrifícios de nada valem sem a obediência à Palavra de Deus. (Eis que
o obedecer é melhor do que o sacrificar; 1 Samuel 15:22b). É inútil fugir
do Senhor! (Sl 139.7-12)
Deus
deu uma missão à Jonas, e ele fugiu, apesar de conhecer o Deus a quem servia.
Da mesma maneira, Deus deu a
cada membro da família uma missão. Aos pais a missão de
ensinar, caminhando junto, o caminho em que se deve andar, a palavra de Deus
(Pv 22.6; Dt 6.4-7); prover suas necessidades (Lc 11.11); colocar limites (Pv
29.17); não irritar os filhos (Ef 6.4). Aos maridos a missão de ser o cabeça da
esposa e do lar, de amar a esposa como Cristo amou a igreja (Ef 5.23,25). Às
esposas a missão de ser sujeita ao marido como ao Senhor (Ef 5.22 – notar o
verso 21). Aos filhos a missão de obedecer e honrar aos pais, mandamento com
promessa (EF 6.1-3).
Quantos membros da família
cristã tem deliberadamente fugido da presença do Senhor para não cumprir a
missão que Deus lhes ordenou?
Verso 4: Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar
uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. Jonas 1:4
Deus
mostra a Jonas quem estava no controle. A tempestade foi enviada por Deus
para libertar Jonas de Jonas.
O
Deus de toda criação é capaz de num piscar de olhos preparar uma enorme
tempestade. E vemos nos Evangelhos que também é capaz de acalmar a tempestade
num instante.
De
novo vemos a palavra hebraica gadol para descrever o vento e a
tempestade que Deus envia em resposta à fuga de Jonas. Mas a tempestade não é punição; é
uma intervenção, trazida pela afeição de Deus e não por sua ira. Foi um
ato de misericórdia de Deus. Deus confronta a fuga humana de uma forma direta e
poderosa. Jesus é a tempestade em resposta à fuga e à rebelião humana (Iniciada
no Éden Gn 3.8), é a graciosa intervenção de Deus para aqueles que estão
aprisionados em si mesmos. A misericórdia de Deus é enorme, Ele nada poupa para
ir atrás daqueles que fogem.
Quando
fugimos de Deus, quando fugimos das nossas responsabilidades enquanto membros
de uma família, é mais provável que sua resposta seja
tempestuosa e inquietante do que discreta e calma. Ele sabe como nos fazer
miseráveis, por amor a nós. Deus com frequência usa algum tipo de tempestade
não para punir, mas para intervir misericordiamente.
Até
que vejamos as tempestades enviadas por Deus como intervenções e não como
punições, nunca melhoraremos; somente nos tornaremos mais
amargos. Alguma situação difícil que nossa família enfrenta agora pode muito
bem ser uma tempestade de misericórdia enviada por Deus com o propósito de
intervir em nossa família.
Verso
5: Então
temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as
cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém,
desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. Jonas
1:5
Os
marinheiros lançavam sua carga (sua sobrevivência) ao oceano enquanto Deus lançava
sobre o mar a tempestade. Mas Jonas dormia! Quando fugimos da presença de
Deus nos tornamos insensíveis às tempestades que as pessoas ao nosso redor
enfrentam! Jonas fugiu da presença de Deus, desceu para Jope, desceu
para o porão do navio, deitou-se e
dormiu. Jonas estava entorpecido (inerte, paralisado).
Fugir de Deus traz um custo
não somente para nós, mas àqueles que se encontram ao nosso redor. Em
Atos 27 há a história de uma grande tempestade em que os marinheiros igualmente
jogaram suas cargas ao mar e a esperança de sobrevivência era nula, mas havia
no meio deles um homem de Deus, seguindo os planos de Deus e isso salvou a vida
de todos. (Atos 27.22-24)
Tal
como Jonas, ao fugirmos de Deus, ao fugirmos da missão que Deus nos deu
enquanto membros de uma família e do corpo de Cristo, nos deixa insensíveis, e
colocamos a vida dos que estão ao nosso redor, a vida dos que estão sob a nossa
responsabilidade em grande risco. Quando fugimos de Deus em nossa missão
enquanto família roubamos dos outros a benção que Deus iria dar a eles por meio
de nós.
Verso 17: Preparou, pois, o Senhor um grande
peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas
entranhas do peixe. Jonas 1:17
Gadol é
a palavra hebraica novamente usada para descrever o peixe: grande!
Nesse ponto da história o foco não é Jonas e o
peixe, mas Jonas e Deus. Não se trata de
sobrevivência física, mas de renovação espiritual. Lemos em 2.1:
“E orou Jonas ao
SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.” O ventre do peixe não era uma prisão ou uma
câmara da morte, mas um hospital temporário para a sua alma e uma proteção para
seu corpo nas profundezas do oceano.
A história de Jonas é sobre nós, é sobre
nossas famílias. Que durante o nosso
sofrimento sejamos levados para a única fonte verdadeira de esperança duradoura
e livramento.
Conclusão: O tema gigantesco chama a
atenção no livro de Jonas para coisas que são enormes. Sendo uma apresentação
em narrativa dos evangelhos, a história revela, sobretudo, a expansividade de
três coisas: o nosso pecado, a graça de
Deus e a missão de Deus. Não há nada de pequeno sobre essas coisas.
·
Com exceção de Deus todos na narrativa são pecadores (Jonas, os marinheiros, os ninivitas), o pecado não faz
acepção de pessoas. Também é assim no seio familiar. Porque todos
pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23
·
A
graça de Deus é ainda mais expansiva que o nosso pecado. Toda
a história de Jonas é o ir de Deus atrás dos fugitivos caídos, depravados. A
graça de Deus promete dar-nos um novo começo. A prova da graça expansiva de
Deus é a cruz de Cristo. Em Cristo todos os recomeços são possíveis.
·
A busca graciosa de
Deus a Nínive é também uma imagem inesquecível da expansividade de sua missão. Deus está numa missão
para transformar o mundo presente no mundo porvir. Isto nos mostra que Deus
está interessado em pessoas de todas as tribos, línguas e nações. Mas ao
redimir-nos, ao redimir nossas famílias e resgatar os relacionamentos perdidos,
Deus não nos resgata simplesmente de nossos pecados; ele também nos resgata
para fazer algo – para desenvolver o mundo ao nosso redor, para a glória de
Deus. (Mt 28.18-20)
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"O que ama a correção ama o conhecimento;"Pv 12:1a