"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso."
(Francis Bacon)
Concordo plenamente, por isso resolvi compartilhar aqui minhas leituras e algumas escritas baseadas naquilo que costumamente leio.
Sinta-se à vontade!

2 de dez. de 2019

Servi ao Senhor com alegria!

Texto Bíblico: Servi ao Senhor com alegria. Salmo 100.2a 

O salmo 100 é um salmo de louvor, de ação de graça. Ele é cantado com júbilo, com gritos de alegria e exalta o poder criador e a bondade do Senhor. Esse poema musical precioso “estabelece o modelo de uma vida espiritual bem-sucedida: chegar à presença de Deus através do louvor dinâmico, que inclui canto, alegria, agradecimento e adoração (Plenitude).” O salmo 100 nos chama a atenção para o nosso privilégio de servir a um Deus soberano e amoroso que nos usa sem precisar (“foi Ele quem nos fez povo seu e ovelha do seu pasto”), como devemos nos sentir em relação a isso (jubilosos, gratos, alegres) e qual a razão para o serviço alegre (“O Senhor é bom, o seu amor é para sempre e a sua fidelidade não tem fim”). 

Devido à sua profundidade, e ao tempo que temos disponível, meditaremos na parte a do versículo 2: servi ao Senhor com alegria. 

A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, não apenas contém sua palavra, mas cada palavra escrita nela foi inspirada pelo Espírito Santo com um santo propósito. É o que nós cremos: na inerrância e na infalibilidade da Bíblia. (Ela não contém erros, está livre de contradições). Com base nisso vamos estudar cada palavra desse pequeno texto. 

Servi – o verbo servir está conjugado na segunda pessoa do plural do modo imperativo afirmativo. Esse tempo verbal expressa, na atitude de quem fala, uma ordem ou súplica, ou ainda um pedido, um conselho ou um alerta, em relação ao seu ouvinte. O salmista está então ordenando, suplicando pedindo, aconselhando e alertando a que sirvamos a Deus com alegria. Mas o que é servir? 

Servir, do grego abad, tem o significado de trabalhar, realizar tarefa em lugar de alguém, ser servo, cultuar. Dessa raiz verbal vem ebed, servo, escravo ou trabalhador. Servo é alguém que age sob as ordens de um superior. A palavra de Deus está então ordenando que nossas ações sejam realizadas com base nas ordens de alguém superior a nós. Nosso culto, tudo o que fazemos, devemos fazer na condição de servo, de escravo, que obedece ao seu Senhor, seu superior. O mais importante portador dessa designação (servo) é o messiânico “Servo do Senhor” em Isaías (42.1, 52.13, 53.11) nos cânticos chamados de Cântico do Servo. O uso que Isaías faz do termo “servo” indica Israel como um tipo de Cristo, o verdadeiro “servo”. 

Na vida temos duas escolhas, e somente duas: servir ao Deus criador dos céus e da terra, soberano, amoroso e fiel, ou servir aos nossos ídolos. É da natureza humana adorar, nosso coração é inclinado para adorar, mas por causa da nossa condição de caídos, de nascidos escravos do pecado, o nosso coração é uma fábrica de ídolos (Ez 14.3). “O coração do homem toma coisas boas como uma carreira de sucesso, amor, bens materiais, e até a família, e faz delas seus bens últimos. Nosso coração as diviniza como se fossem o centro da nossa vida, porque achamos que podem nos dar significado e proteção, segurança e satisfação, se as alcançarmos. (...) Um ídolo é algo do qual tentamos obter coisas que apenas Deus pode nos dar.” (Keller, 2016) (Mateus 20.28) 

O salmista sabe que iremos, de qualquer maneira, adorar, então, direciona seus ouvintes na direção da adoração verdadeira: 

Ao Senhor – A palavra Senhor na Septuaginta (versão da Bíblia hebraica traduzida em etapas para o grego koiné) deriva da palavra de origem grega Kyrios que significa, Lorde, Mestre, Senhor, e é utilizada como sinônimo de Deus ou Jesus. No Antigo Testamento utilizava-se também a expressão Adonai que significa “meu Senhor” para substituir o nome divino de Javé, uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. No original hebraico a palavra utilizada é Jeová ou Javé que são palavras que transliteram o termo hebraico Yahweh, que se refere ao tetragrama YHWH, o nome pessoal de Deus. O salmista está afirmando que a adoração, a obediência, o culto, devem ser prestados ao Senhor Criador dos céus e da terra, aquele que era, que é e que há de vir. Em Deuteronômio 10.20 Deus falou ao seu povo: “Ao Senhor teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás. ” E foi com essas palavras que Jesus respondeu à tentação no deserto (Mt 4.7) 

Israel, o povo escolhido de Deus, a despeito de todos os sinais e maravilhas que presenciavam, voltava-se aos ídolos e adorava outros deuses e outros senhores (Jz 2.13; Sl 106.36; Jr 22.9; etc) 

Em Romanos Paulo descreve a loucura dos homens que adoram e servem às criaturas ao invés de servir ao Criador e o estado deplorável deles (Rm 1. 21-32). 

Oseias escreve que seu povo pereceu por falta de conhecimento e chama para que conheçamos e prossigamos em conhecer a Deus, o Senhor verdadeiro. Mas como podemos conhecer o Deus verdadeiro e assim adorar o único Senhor que é digno de ser adorado? Podemos conhecer a Deus porque Ele se revelou a nós por meio da pessoa de Jesus Cristo. O próprio Jesus afirmou: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. ” Mateus 11:27 Após essa declaração Jesus chama a todos os que estão cansados e oprimidos para ir até ele e descansar. 

Deus nos guarde de cair na tentação e no engano de servir a um “Cristo particular”, um Cristo que na verdade é uma projeção de nós mesmos e um Senhor que criamos em nossas mentes. Isso é o que condena o salmista no Salmo 50.12 Precisamos olhar para nossos pensamentos, nossas atitudes, nossas palavras, para discernir possíveis falsos senhores, pois a palavra de Deus é clara: Não podemos servir a dois senhores (Mt 6.24). 

Se quisermos ouvir o alerta do salmista e servir ao Senhor verdadeiro devemos conhece-lo por meio da pessoa de Jesus Cristo, da sua palavra e da sua criação que proclama a sua glória. 

Mas de que maneira devemos servir ao Senhor Deus? 

Com alegria – A palavra alegria utilizada no original hebraico é śimḥāh (pronuncia-se chinrrá) significa alegria, deleite, prazer. A combinação da preposição “com” mais o substantivo alegria expressa ideia de instrumentalidade, ou seja, o meio com o qual se demonstra alguma coisa. O salmista está nos dizendo algo muito importante. O servir ao Senhor é algo que deve ser expressado, demonstrado, não é algo que está apenas no campo subjetivo das nossas vidas, mas algo que deve ser visto. E a forma com a qual demonstramos nosso serviço a Deus é por meio da alegria. Qualquer outra forma de servir a Deus é antibíblica e anticristã. Na palavra de Deus a alegria é mandamento (Fp 4.4), há um constante chamado a nos alegrarmos, é fruto do Espírito Santo na vida dos justificados por Cristo (Gl 5.22), é uma realidade apesar das circunstâncias (Tg 1.2) e é uma promessa de alegria que não se acabará. (Ap 21.4) 

A palavra śimḥāh (alegria) é frequentemente usada no hebraico como um nome dado, isto é, um nome que identifica uma pessoa e diferencia essa pessoa dos outros membros de um grupo que têm um sobrenome comum. Um nome dado refere-se ao fato de que o nome geralmente é concedido a uma pessoa no momento do nascimento. Que profundidade tem a palavra de Deus! A alegria é o que distingue o verdadeiro adorador dos demais cristãos nominais. A alegria é o fruto do Espírito, que nos é concedido como o fôlego de uma nova vida ao nos rendermos aos pés de Cristo reconhecendo-o como Senhor e Salvador de nossas vidas! A alegria é o primeiro nome do verdadeiro servo de Deus. Olhemos para nosso coração, pensamentos e atitudes: temos sentido e expressado alegria no serviço ao Senhor? 

A origem da palavra alegria no Latim vem de FELICITAS, “felicidade”, de FELIX, “feliz”, de um verbo grego PHYO, “produzir”, que traz a conotação de “fecundo, produtivo”. Aqui eu não consigo me expressar como eu gostaria, mas meu sentimento é de uma profunda reverência que admira extasiado! A alegria, que nos distingue dos demais tal qual o primeiro nome distingue uma pessoa, essa mesma alegria é expressada em serviço, produção, fecundidade. No AT a esterilidade de uma mulher era uma maldição (Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais. Deuteronômio 7:14); a terra se torna estéril por causa da maldade dos homens que nela habitam (salmo 107.34), e Paulo escreveu aos efésios: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10 

A alegria e o serviço a Deus fazem parte de um ciclo: o serviço a Deus gera alegria e, esta, gera serviço. Por isso, quem verdadeiramente serve ao Deus vivo, “quem tem posto a mão no arado, não pode mais olhar pra trás”, a alegria decorrente do serviço o move ao serviço. 

Estamos na condição de servos? Estamos servindo com alegria? Estamos sendo fecundos? Jesus declarou: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. ” João 15:5-8 

O mundo entende o poder que a alegria tem na vida do ser humano e, nessa era globalizada e capitalista, os veículos de informações gritam aos quatro ventos “corra atrás da sua felicidade” ou ainda “se te faz feliz não é errado”, entre outros. Mas a alegria do mundo é passageira: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza. ” Provérbios 14:12,13 

Em Deuteronômio 28 lemos as bênçãos se servissem a Deus com alegria, mas também as maldições que viriam sobre a nação de Israel caso o servir não tivesse alegria e bondade de coração: 

E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Deuteronômio 28:1-3 

Porquanto não serviste ao Senhor teu Deus com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo. Assim servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviará contra ti, com fome e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído. Deuteronômio 28:47,48 

Vamos olhar constantemente para o nosso coração, mente e pensamento: tenho sentido alegria na lei do Senhor? (Salmo 1.2). Temos declarado como o salmista “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor?” Salmo 122.1. Temos sido gratos ao Senhor mesmo nos momentos de dificuldades e nos lembrado da exortação de Tiago? “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.” Tiago 1:2,3 Ou ainda nos regozijado assim como Paulo? “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” 2 Coríntios 12:9,10 

Não podemos nos esquecer também que na oração sublime que Jesus fez antes de sua crucificação Ele rogou ao Pai que tivéssemos a plenitude da sua alegria: “Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria. ” João 17:13 

Aquilo que o nosso Senhor nos ordena Ele mesmo nos concede! Essa alegria que a Bíblia nos diz e também nos ordena (Fp 4.4) não significa “sentir-se sempre alegre”, é mais profundo que um mero sentimentalismo, é “a apreciação de um tesouro”! 

Sirvamos, pois, ao Senhor com alegria! 

Bibliografia 

Hebraico Diário. (30 de 03 de 2019). Fonte: http://www.hebraicodiario.com/hebraicodiario/2017/7/28/salmo-1002-sirvam-e-venham?rq=salmo%20100 

Keller, T. (2016). Deuses Falsos. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil. 

Origem da Palavra. (30 de 3 de 2019). Fonte: https://origemdapalavra.com.br/palavras/alegria/ 

Plenitude. (s.d.). Bíblia de Estudo Plenitude. Edições. 



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe registrado o seu comentário, a sua opinião, é importante para o crescimento desse trabalho.

"O que ama a correção ama o conhecimento;"Pv 12:1a

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...