"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso."
(Francis Bacon)
Concordo plenamente, por isso resolvi compartilhar aqui minhas leituras e algumas escritas baseadas naquilo que costumamente leio.
Sinta-se à vontade!

21 de ago. de 2014

Razão e Fé

O cristianismo é altamente racional. Aquele que vive o cristianismo a seu modo, levado apenas por sentimentos e emoções está num caminho perigoso e errado.

O amor cristão, a primeira virtude do Fruto do Espírito (Gl 5.22), "não depende exclusivamente de sentimentos e de emoções.
A sua essência é o altruísmo, que se manifesta no desejo de servir, ajudar e favorecer os outros."  (1 Pe 1: 22; Hb 10:24) É um amor que nos atrai uns aos outros, que faz nascer relacionamentos saudáveis cuja base são atitudes e não mero sentimentalismo (Fp 2: 1-5).

O arrependimento, primeiro passo para se tornar um cristão, "não é uma questão de emoção ou de palavras. Trata-se de uma mudança interior de mente e de atitude para com o pecado, que conduz a uma mudança de comportamento." O arrependimento produz sentimentos, mas vai muito além! Sua essência é a mudança de atitude, altamente racional e consciente (Mt 3:8; Ap 2:5).

Ao nos tornarmos cristãos, não deixamos a razão de lado em detrimento dos sentimentos, ou vice-versa. Antes há o resgate do homem na sua totalidade, emoção e razão, sentimentos curados pela graça, razão obediente à vontade de Deus, aquele que é a Verdade.

Somos chamados à pensar de um modo diferente, veja bem, PENSAR, usar a razão, nunca abandoná- la: 

"Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade." Efésios 4:22-24

Em Deus Jesus, o homem é um ser completo!


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe registrado o seu comentário, a sua opinião, é importante para o crescimento desse trabalho.

"O que ama a correção ama o conhecimento;"Pv 12:1a

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...