"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso."
(Francis Bacon)
Concordo plenamente, por isso resolvi compartilhar aqui minhas leituras e algumas escritas baseadas naquilo que costumamente leio.
Sinta-se à vontade!

29 de dez. de 2011

Retrospectiva 2011.

No ano de 2011 me propus a voltar a fazer algo que sempre me proporcionou prazer e aprendizado: Leitura!

No início do ano fui pega de surpresa pela pergunta: “quantos livros você leu durante o ano de 2010?” Ao refletir fiquei espantada com a resposta: nenhum. Decidi naquele momento que 2011 seria diferente. Mas, decisão apenas não leva ninguém a lugar nenhum, ao decidir é necessário agir. Minha sede era por um entendimento mais profundo do Cristianismo, de Jesus, da Palavra de Deus.

Comecei minha volta ao mundo da leitura na rede mundial de comunicação: a internet.
O primeiro blog do qual me tornei seguidora e leitora assídua foi o do Pr. Alan Brizotti, de quem eu havia ouvido meu pastor falar a respeito. A partir desse blog fui direcionada a quatro outros blogs: o do Pr Hermes Fernandes, Pr Ciro, Iprodigo e o Genizah. As leituras que fiz, e ainda faço, nesses blogs me ajudam a estudar a Palavra de Deus, me levam à reflexão, à crítica construtiva, à superação de momentos difíceis e a buscar discernimento num mundo permeado por deturpações da essência real do Cristianismo.

Em algum momento, não sei precisar ao certo, entrei em contato com os livros do escritor C. S. Lewis. Fui tremendamente impactada por seus escritos! A partir desse momento voltei a adquirir os exemplares tradicionais, ao invés dos E_books, pois percebi que os livros me prendem mais a atenção, me levando a um aprendizado mais eficaz.

Com C. S. Lewis aprendi em “A Abolição do Homem” que “A conquista do Homem sobre a Natureza revela-se, no momento da sua consumação, a conquista da Natureza sobre o Homem.” Em milagres, a análise histórica da veracidade dos milagres operados por Jesus me ajudou a ter uma compreensão mais elevada e um respeito mais profundo pela Natureza criada por Deus, e pelos propósitos estabelecidos por Deus desde o princípio do mundo. Em “O problema do sofrimento” finalmente vi respondida, numa argumentação lógica, clara e brilhante, a fatídica pergunta: “Se Deus é bom porque existe o sofrimento?”. Em “O grande abismo” fiquei presa à imaginação e ao talento desse grande escritor nessa alegoria fantástica sobre o Céu e o Inferno. E o livro “Cartas a uma senhora americana” revelou-me facetas da personalidade de Lewis, escritor que tanto admiro hoje. Finalmente, no livro de Gabriele Greggersen, “Pedagogia Cristã na obra de C. S. Lewis”, entendi melhor as alegorias cristãs presentes nas obras de Lewis destinadas às crianças, tais como O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, conto que li com meus filhos durante esse ano de 2011.

Li também o livro do escritor John Stott, “Cristianismo Básico”, onde pude ver respondidas questões importante acerca da pessoa de Jesus Cristo, análises das evidências históricas e reais sobre as quais o Cristianismo se baseia.

Com Watchman Nee, aprendi sobre um tema de grande importância para os cristãos: a obediência às autoridades, tanto a divina quanto as delegadas. Este livro mudou minha maneira de pensar sobre alguns aspectos da vida cristã.

Com Eugene Peterson pude estudar sobre a vida do profeta Jeremias e as importantes lições que ele nos traz. Jeremias é nosso exemplo do resultado de uma vida de fé, de estar mais interessado em Deus do que em si mesmo.

Com a autora Joanna Weaver, em seu livro “Como ter o Coração de Maria no Mundo de Marta”, aprendi que a vida da mulher de hoje não é tão diferente da vida de Maria e Marta e que, como Marta precisamos aceitar o diagnóstico do Mestre e escolher a melhor parte.

Com Paul Freston, refleti que Jesus não era “Nem monge nem executivo, mas um modelo de espiritualidade a ser seguido.

Floyd Mcclung Jr me ensinou em seu livro “O imensurável amor de Deus” que nenhum problema é grade demais ou insignificante demais aos olhos do Pai celestial.

O pastor Alan Brizotti em seu livro “Deus e a família” escreveu um excelente material para servir “como bússola para famílias perdidas no oceano da pós-mdernidade.”

Keith Philips em seu livro “A formação de um discípulo” me ensinou o que é discipulado e como ser discipulador, no padrão estabelecido por Jesus.

Com Rick Warren aprendi como ter “Uma Vida com Propósitos”, livro que me auxiliou muito no trabalho com a EBD no terceiro trimestre de 2011.

E, falando em EBD, tive a honra de lecionar o ano inteiro na Escola Dominical, o que me levou a estudar vários livros da Bíblia, com o apoio da Bíblia de estudo Plenitude e do manual Bíblico de Halley, e a produzir material que postei no meu blog Leituras.

Fiz o compromisso de também ler com meus filhos, pois o gosto pela leitura é algo que se aprende praticando. Nesse ano, lemos juntos o primeiro livro do volume das Crônicas de Nárnia, O sobrinho do Mago; o Surpresas, que é um Pão Diário Infantil; os Mangás Messias, Metamorfose e Motim, além de outros livros, tais como “O maior dos baixinhos” de Max Lucado.

No momento estou lendo dois livros que estão me deixando fascinada: “Por que a ciência não consegue enterrar Deus”, de John C. Lennox e “O mestre dos mestres” de Augusto Cury. Há outros na fila de espera: “Desafios da liderança no século 21” do Alan Brizotti, “Maria a maior educadora da história”, de Augusto Cury; “Icabode” de Rubem Amorese, “A identidade feminina segundo Jesus”, de Malcon; “Desvendando o Código Judaico”, de Pierry Stone, os demais títulos do C. S. Lewis que ainda não tive o prazer de ler, e tantos outros.

Sei que 2012 será um ano em que meu projeto de leituras continuará, espero poder incentivar outros a cultivar esse hábito também, pois como está escrito: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8.32

Concluo que em 2011 tive mestres ilustres: Paulo, em sua carta aos Romanos e todos os demais autores da Bíblia sagrada, C.S. Lewis, Eugene Peterson, Joanna Weaver, etc., em qual escola ou universidade eu encontraria tamanha diversidade de mentes dispostas a me ensinar sobre as coisas de Deus? Está tudo ao alcance de todos. Basta decidir e agir!

Que 2012 seja um ano de ação em sua vida!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe registrado o seu comentário, a sua opinião, é importante para o crescimento desse trabalho.

"O que ama a correção ama o conhecimento;"Pv 12:1a

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...