Sabemos que Igreja, na concepção do coração de Deus, são pessoas unidas em um só propósito: o de viver e anunciar o Reino de Cristo (Ef 3.10).
Os templos, ou igrejas, são locais onde a Igreja de Cristo se reúne para ter comunhão uns com os outros e com Cristo (At 2.42). Mas é importante lembrar que frequentar uma igreja não implica em comunhão. Podemos frequentar vários locais como o supermercado, a padaria, o cinema, o trabalho, a faculdade, pois frequentar significa "ir muitas vezes a um local"; dizer pois que frequentamos uma igreja é diferente de termos comunhão com a Igreja.
Comunhão (koinonia, em grego) significa ter algo em comum, estar em união de pensamentos e valores com um grupo de pessoas, apesar das nossas diferenças (Ef.4.3-6). Podemos ir todos os dias a um templo (igreja) e mesmo assim não ter comunhão com as outras pessoas que frequentam essa mesma igreja.
Entregar o dízimo, fazer parte da equipe de louvor, ser liderança na igreja, nada disto garante ligação ao Corpo de Cristo. Somente a comunhão gerada pelo amor com o qual fomos resgatados do mundo pode gerar essa unidade nos tornando um só corpo, "onde cada um ocupa seu lugar e tem sua função, cooperando juntos em harmonia."
A vontade de Deus é que sejamos unidos, "mas não sabemos se, neste mundo, haverá unidade exterior e orgânica da igreja visível em algum dia futuro. O egoísmo e o orgulho das pessoas militam por isso. Sempre houve, e continua havendo, união na igreja invisível dos verdadeiros santos de Deus, união que, de alguma maneira, em algum tempo e lugar, virá ao pleno florescimento como resposta à oração do próprio Cristo (Jo17) e se manifestará como o corpo de Cristo plenamente amadurecido."[1]
Fontes:
- [1] Manual bíblico de Halley: Nova Versão Internacional (NVI) / Henry Hamptom Halley; tradução Gordon Chown. – São Paulo: Editora Vida, 2001
- Bíblia de Estudo Plenitude.
- Revista da EBD Adolescer +, 3º trimestre, Betel.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe registrado o seu comentário, a sua opinião, é importante para o crescimento desse trabalho.
"O que ama a correção ama o conhecimento;"Pv 12:1a