A autossuficiência é definida como "o estado de não necessitar de qualquer ajuda, apoio ou interação de outros, para sobreviver".
O homem busca constantemente ser autossuficiente. Essa busca começou com Adão no jardim do Éden quando este tomou a decisão de comer do fruto proibido para ser conhecedor do Bem e do Mal, usurpando uma autonomia que se revelou depois como a ruptura de seu relacionamento íntimo com Deus.
Jesus nos alertou quanto ao perigo da autossuficiência. Ao nos ensinar que é mais fácil um camelo passar pelo fundo da agulha do que um rico entrar no Reino de Deus ( Lucas 18.25), Jesus afirmava o quão difícil é para aqueles que põe sua confiança em bens materiais confiar em Deus como o nosso Provedor de todas as coisas, para assim alcançar a salvação.
A oferta da viúva foi de tão grande valor porque, ao depositar tudo o que possuia aos pés de Deus, ela se colocava inteiramente sob a dependência do Senhor, não mais dependeria de bens terrestres, mas sua dependência estaria somente em Deus. E este foi um grande ato de fé.
C. S. Lewis em seu livro O problema do sofrimento afirma: "Os perigos da autossuficiência aparente explicam por que Nosso Senhor considera os vícios dos fracos e dissipados com muito maior tolerância do que os vícios que levam ao sucesso mundano. As prostitutas não correm o risco de considerar sua vida presente tão satisfatória que não possam voltar-se para Deus: os orgulhosos, os avarentos, os que possuem autorretidão, correm esse perigo."
Algumas pessoas se perguntam: "Se Deus é tão bom porque sofremos?" Existem várias razões para o sofrimento humano, e uma dessas razões é o fato de Deus nos amar tanto. Sim! Parece um tanto sórdido dizer isso, mas Deus nos fala no sofrimento, chama a nossa atenção aos perigos da falsa autossuficiência, quebra nosso orgulho e, então, conseguimos enxergar melhor nossa necessidade urgente de dependência exclusiva do Criador. É no sofrimento que mais nos lembramos de Deus, aquele que tudo criou e que tudo pode (2Sm 22.7)!
Lembremos do conselho do salmista: "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá" Salmos 37:5
Lembremos do conselho do salmista: "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá" Salmos 37:5
2 comentários:
Olá Quenia!
Há um versículo bíblico que fala muito ao homem: “Como saiu do ventre da sua mãe, assim nu voltará, indo-se como veio e de seu trabalho nada poderá levar consigo.” (Eclesiastes 5:15)
Tem como se sentir auto-suficiente tendo essa consciência?
A vida é um milagre de Deus! O melhor está por vir... (sorrio)
Tenha uma excelente quinta-feira!
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso.” (JefhCardoso)
Convido para que leia e comente “A Imprensa Suprema” em meu blog http://jefhcardoso.blogspot.com/
Abraço de um blogueiro navegante!
Obrigada novamente pela visita! Realmente a Bíblia está repleta de conselhos e verdades que nos alertam quanto ao perigo da autossuficiência,mas alguns ainda mantém os ouvidos tapados e os olhos cegos! Deus tenha miserocórdia de nós!
O melhor com certeza ainda está por vir!
Postar um comentário
Deixe registrado o seu comentário, a sua opinião, é importante para o crescimento desse trabalho.
"O que ama a correção ama o conhecimento;"Pv 12:1a