"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso."
(Francis Bacon)
Concordo plenamente, por isso resolvi compartilhar aqui minhas leituras e algumas escritas baseadas naquilo que costumamente leio.
Sinta-se à vontade!

17 de jul. de 2012

A arte da pergunta e da dúvida.


A arte de pensar é a manifestação mais sublime da inteligência. Jesus Cristo brilhou nessa arte.

Cristo falava sobre fé, sobre a necessidade de crer sem duvidar, de uma crença plena, completa, sem insegurança. A ciência não tem como investigar o que é essa fé, pois, como as raízes da fé se encontram no cerne (âmago, centro) da experiência pessoal, ela não se torna um objeto de estudo investigável. Todavia, apesar de Cristo falar de fé como um processo de existência transcendental, ele não anulava a arte de pensar, pelo contrário, era um mestre excepcional nessa arte. Ele não discorria sobre uma fé sem inteligência. Seus discípulos no início eram pessoas sem cultura e sem eloqüência, mas depois que passaram pela escola do Mestre dos mestres as pessoas admiravam-se ao ouvi-los: “Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.” Atos 4:13.

14 de jul. de 2012

Você conhece Deus verdadeiramente?

Nigel Barber, um irlandês que reside nos Estados Unidos, PhD em biopsicologia, teoriza que em 2038 a maioria da população mundial se tornará ateia. Ele considera que o enriquecimento das nações e a elevação de seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) tornariam as pessoas mais confiantes, livrando-se da expectativa de obtenção de ajuda divina. Numa época em que o ateísmo militante se tornou moda é comum encontrarmos na mídia pessoas como o cosmologista americano Lawrence Krauss que afirma que: “Se existisse um Deus, ele certamente teria deixado de se preocupar com os desígnios do cosmos logo depois de criá-lo”. Pessoas como Nigel e Krauss são seguidas por milhares de outras, desencantadas com a religião e seus deuses.

 No cenário atual a questão é: “Qual a maior necessidade espiritual do mundo?”.